8 coisas que você não sabe sobre a Deep Web
- Avantsec Segurança
- 14 de abr. de 2023
- 3 min de leitura

A Deep Web aparece com frequência em notícias envolvendo tecnologia - inclusive aqui pelo blog do StyxGuard. Acontece que nem todo mundo sabe o que significa o conceito de Deep Web - até mesmo profissionais de TI às vezes podem se atrapalhar.
Confira abaixo 8 conceitos sobre a Deep Web que você não sabia.
Deep Web não é aquilo que o Google não acha
É comum o entendimento de que o Google - e outros buscadores, como Bling, Yahoo, entre outros - tem acesso a tudo aquilo que está na superfície da internet. Porém, nem tudo está disponível a uma simples pesquisa na internet. Pode ser que você não encontre uma página e ainda assim ela esteja na superfície da web.
A Deep Web não utiliza servidores
Existem duas principais características dos conteúdos disponíveis da Deep Web: serviços descentralizados e publicações sob anonimato. Na Deep Web, os serviços não estão disponíveis em um servidor. A principal diferença é que na "internet comum", os dados estão armazenados em servidores acessados por computadores. Na Deep Web, o conteúdo obtido está espalhado por diversos computadores conectados à rede.
Você já pode ter acessado a Deep Web sem saber
Um dos exemplos mais famosos do funcionamento da Deep Web é o “BitTorrent”, utilizado por muitos usuários também sem nenhuma intenção criminosa. Até pouco tempo, era possível utilizar uma conexão entre a internet de superfície com a Deep Web a partir dos chamados "seeds", arquivos que ao serem baixados permitiam acesso a outros arquivos, como músicas, filmes e jogos.
A Deep Web é anônima
Aqui no Brasil, a Polícia Federal retirou do ar vários dos sites que hospedavam conteúdos como o do BitTorrent. A ação foi baseada na lei de direitos autorais. Porém, pela descentralização da Deep Web, as conexões podem ser feitas de forma anônima na rede. Inclusive há mais serviços disponíveis nessa parte da internet que podem ser acessados da mesma forma que o BitTorrent.
A Deep Web surgiu como um levante
A Deep Web foi criada em 2003. Seu principal objetivo era garantir anonimato para as pessoas expressarem sua opinião - e não necessariamente cometerem crimes. Idealmente era um local seguro para se protestar contra governos tiranos, autoridades, entre outros, sem perder sua voz anônima.

Dark Web: o lado sombrio da Deep Web
A “dark web” é algo como um segmento da Deep Wep, onde normalmente ficam hospedadas informações criminosas, com diversos conteúdos violentos, incluindo pedofilia, pornografia, tráfico e terrorismo.
É praticamente impossível parar a Dark Web
A Dark Web funciona baseada no princípio do anonimato da Deep Web. É assim que criminosos compartilham conteúdos ilegais. Mas por que isso não é rapidamente interrompido? Existem sites e até mesmo fóruns dentro da dark web que só podem ser acessados com determinados softwares específicos onde são discutidos assuntos criminosos.
Você pode contribuir com criminosos mesmo sem saber
Se a Deep Web é também um ponto de difusão de informações não criminosas, qual o problema de acessar conteúdos específicos - e legalizados? Por conta do acesso ponto a ponto, quando o usuário faz a instalação de um software, parte de seu HD é dedicado e criptografado, impedindo o acesso a nada sobre o que foi armazenado.
Em outras palavras, ao usar a Deep Web, você pode estar hospedando conteúdo e informações criminosas sem saber.
O que mais você não sabe sobre segurança?
O StyxGuard é seu parceiro de segurança da informação. Nossa plataforma conta com uma tecnologia proprietária que permite uma visão completa dos seus ambientes de rede. Com StyxGuard, cada IP pode passar por uma varredura completa, para que você enxergue tudo o que acontece em tempo real.
Seja na superfície ou na Deep Web, as ameaças digitais ao seu negócio nunca vão parar. Por isso, a sua segurança precisa ser constante. Conte com uma plataforma inteligente e se beneficie com tempo de resposta cada vez mais curtos a qualquer incidente.
Quer saber mais? Ouça o primeiro episódio do nosso PodCast, clique aqui
Conheça o StyxGuard.