top of page

As previsões do Gartner para a área de cibersegurança em 2023



Anualmente o Gartner levanta quais são as 10 principais tendências em tecnologia no mundo. Em geral, são temas que abrangem todo o mercado de TI, incluindo hiperautomação, negócios, transformação digital - e várias dessas disciplinas interferem diretamente no mercado de cibersegurança. Veja abaixo quais as tendências para segurança em TI em 2023.


O que são as tendências em tecnologia do Gartner?

As tendência levantadas pelo Gartner saíram recentemente em eBook assinado pela consultoria, trazendo 10 das maiores promessas em tecnologia para 2023. São elas: Sistema Imunológico Digital, Observação Aplicada, Gestão de confiança, risco e segurança de IA (AI TRiSM), Plataformas do setor na nuvem, Engenharia de plataforma, Realização do valor do wireless, Superapps, IA Adaptativa, Metaverso e Tecnologia Sustentável.


Todas essas áreas se conectam com cibersegurança e prevenção de ataques em ambientes virtuais. Porém, escolhemos abordar aquelas que estão mais diretamente relacionadas.


Sistema Imunológico Digital

O termo Sistema Imunológico Digital já sugere a explicação do porquê essa seja uma tendência para 2023. Essa prática combina tecnologias de observação, teste aumentado com inteligência artificial (IA), engenharia do caos, correção automática, engenharia de confiabilidade de sites e segurança da cadeia de suprimentos de software. Tudo isso visando reduzir brechas e aumentar a resiliência de produtos e serviços no ambiente digital.


Todos os pontos observados do sistema imunológico digital têm como fator comum um aumento da visibilidade e redução do tempo de resposta, assim como um sistema imunológico de qualquer organismo. A ideia é que o negócio esteja preparado para reagir a qualquer invasor, como anticorpos.


Entre as principais estratégias, o Gartner levanta:

• Criar bases seguras

• Acelerar o digital

• Proteger e ampliar a sua marca


Observação aplicada

A observação aplicada é o uso aplicado de dados observáveis de maneira refinada e orquestrada, transformando informação em decisões para o negócio. A vantagem de usar a observação aplicada é o encurtamento da latência da ação à reação e o planejamento proativo de decisões de negócios.


E por que isso tem relação direta com a segurança? Porque para uma maior observação, existe um maior fluxo de informações, e isso demanda necessariamente bases mais seguras. Para observar qualquer dado do seu negócio, é preciso ter um olho também em comportamentos estranhos e anomalias.


AI TRISM: gestão de risco para IA


Constantemente o blog do StyxGuard aborda a necessidade de melhor supervisão de IoTs e novas abordagens de inteligência artificial disponíveis no mercado. A IA exige novas formas de confiança, risco e gestão de segurança que os controles convencionais não oferecem.


A AI TRISM tem como pilares o monitoramento de modelos, Aplicação e Segurança de IA e Privacidade. O fator-chave dessa tendência é um bom planejamento e mapeamento de riscos, o que também é crucial para o tempo de resposta.




O que todas as tendências têm em comum?


É preciso investir em segurança tanto quanto em qualquer outra área da tecnologia. Novas aplicações disponíveis exigem comprometimento em manter o seu negócio mais seguro. E o aumento da visibilidade e planejamento de resposta a incidentes têm papel importante no futuro dos negócios.


Para manter-se em dia com a segurança, o melhor a se fazer é contar com um parceiro que auxilie no mapeamento de vulnerabilidades enquanto você se preocupa com as questões estratégicas do negócio. E nesse assunto o StyxGuard é referência.


O StyxGuard é uma solução completa em segurança, que atua desde a varredura dos IPs até a apresentação de ações para corrigir falhas e aumentar a segurança do negócio. O StyxGuard permite que mesmo empresas sem maturidade em TI tomem melhores decisões e tenham em mãos segurança de ponta.


Os planos começam em R$ 30 por mês. Conheça a solução.





Faça parte da nossa comunidade do WhatsApp e fique por dentro de todas as notícias relacionadas a ciber segurança. Clique aqui



bottom of page