top of page

CISA divulga manual de melhores práticas para cidades inteligentes



O conceito de cidades inteligentes ganha cada vez mais força entre empresas e governos pelo mundo todo. Uma região com serviços conectados, multicanalidade no atendimento ao cidadão e repleta de dispositivos inteligentes parece ser o nosso futuro tecnológico próximo.


Porém, ao mesmo tempo que toda essa conexão e abundância de IoT trazem conforto e mais comodidade para o cidadão, a velocidade da evolução nas cidades inteligentes chama atenção para um principal fator: a cibersegurança.


Relatório da CISA sobre cidades inteligentes


A CISA - Agência Nacional de Cibersegurança e Infrestrutura dos Estados Unidos divulgou recentemente um guia de melhores práticas para cidades inteligentes. A agência lembra que esse conceito tecnológico é capaz de oferecer muito mais eficiência e até mesmo segurança na gestão pública - porém todas as soluções devem vir acompanhadas de um aparato de proteção.


Isso porque, de acordo com o próprio relatório, cidades inteligentes são um alvo prioritário de cibercriminosos. Pela grande quantidade de dispositivos conectados, a superfície de ataque se amplia, aumentando também a possibilidade de brechas. E toda comunidade - da menor à maior - se desenvolvendo sob o conceito de cidades inteligentes, deve levar em consideração os riscos da multiconexão.


É claro que com a evolução das soluções em TI, é impossível atrasar o avanço dos dispositivos conectados e de melhores serviços ao cidadão. Então, o que fazer para proteger cidades inteligentes de ataques cibernéticos?


As recomendações de segurança para cidades inteligentes


O próprio relatório da CISA já sugere algumas boas práticas para a evolução das cidades inteligentes. Esse tipo de estratégia: de encontrar brechas e sugerir soluções pontuais também acontece com o StyxGuard - a solução em segurança perfeita para negócios de todos os portes.


Entre as principais práticas levantadas pela agência norte-americana estão:


Design de Segurança: um plano detalhado de segurança, envolvendo a reação a incidentes, como já levantamos aqui no blog, mas além disso, um design que una todas as soluções sem pontos-cego. É preciso ter um planejamento que conecte todos os serviços inteligentes evitando brechas para ataques cibernéticos.


O princípio do menor privilégio: com várias conexões simultâneas, esse é um princípio importante. Essa máxima sugere que todo usuário tenha acesso apenas ao conteúdo essencial para si. Isso pode evitar vazamento de dados e ponto de escoamento de informações.


Exigir múltipla autenticação: todo usuário é um alvo para invasão e ataques cibernéticos. Exigir autenticação em dois fatores é uma solução para reduzir as chances de roubo de credenciais e invasão por pessoas não autorizadas. Em cidades inteligentes, é preciso lembrar que muitos dos dados são sensíveis, contendo registros, endereços e telefone das pessoas.


Visibilidade de operações: outro fator chave para o sucesso de segurança das cidades inteligentes é a visibilidade de todo o sistema. O manual sugere que os setores sejam divididos, contando com gestão específica de cada área, mas que a transparência e a visibilidade da rede sejam princípios básicos.


Enxergando o que acontece é mais fácil identificar anomalias e ter uma resposta rápida a incidentes. Em cidades inteligentes, uma invasão bem sucedida pode tirar serviços críticos de sua disponibilidade, afetando milhares de cidadãos.




Uma solução parceira da gestão inteligente


O StyxGuard é destaque nacional entre as soluções voltadas para um plano inteligente de segurança. Com uma tecnologia exclusiva, o StyxGuard dá visibilidade de toda a rede para o usuário, enxergando o comportamento do usuário e a situação de cada IP.


Mais além, o StyxGuard realiza varreduras completas em todo o ambiente, gerando um relatório completo com as ações necessárias para correção de erros e mitigação de ameaças. É uma solução importante por facilitar o trabalho de gestores e empresa com pouco recurso na área de TI - como, por exemplo, negócios sem times dedicados para tecnologia.


Quem quer dar um passo importante rumo à evolução do negócio precisa se importar com a segurança. E quem se importa com a segurança pode contar como StyxGuard.


Fique por dentro de todas as notícias e artigos sobre cibersegurança, faça parte da nossa comunidade de whatsapp, clique aqui.


Conheça a solução. Agende já uma varredura e tenha mais visibilidade de todo o seu ambiente.





bottom of page