Indicadores de ataque e comprometimento: quem vai ajudar primeiro o seu negócio?
- Avantsec Segurança
- 19 de mai. de 2023
- 4 min de leitura

Você sabe o que são indicadores de ataque e comprometimento? Há determinados ataques cujo tempo de resposta é muito alto, o que pode complicar a sua empresa. Em alguns casos, o tempo de identificação da invasão pode chegar a 200 dias.
Esse tipo de demora no tempo de resposta acontece mais em redes corporativas do que em ambientes domésticos. E há um motivo para isso acontecer: sem ferramenta própria é uma missão impossível a não ser que exista uma equipe enorme de pessoas para fazer análise de segurança.
A maioria das empresas, independente do faturamento, não contam com ferramentas ou equipes dedicadas para esse tipo de entrega.
O que são indicadores de ataque e comprometimento?
Os Indicadores de Ataque são alertas que acontecem sempre que alguém tenta fazer algo, seja uma varredura ou um ataque aos ambientes de rede. Esse tipo de alerta vem antes de qualquer comprometimento, com a primeira investida de criminosos.
Ele é extremamente importante no papel de prevenção. Caso o ataque seja bem sucedido, entram os indicadores de comprometimento, que demonstram o dano gerado pelo ataque. Um erro comum é pensar que depois de um ataque não há o que ser feito. Na verdade, os indicadores de comprometimento auxiliam na detecção dos danos logo no começo, auxiliando na resposta quase imediata.
Por que é difícil mapear ataques cibernéticos em empresas?
Redes corporativas têm um grande volume de tráfego de informações. São gigas e às vezes terabytes de dados sendo gerados a todo momento entre e-mails, arquivos e acessos a ambientes. Um volume que redes domésticas em geral não possuem - e que facilita a entrada de criminosos.
E aí entra um outro erro de gestores na hora de proteger o negócio contra ataques cibernéticos: indicadores gerais não se enquadram nas necessidades de qualquer negócio. O seu negócio com certeza é diferente dos outros. Então por que os indicadores de segurança poderiam ser iguais?
Mas, mesmo assim, você pode conhecer os conceitos de indicadores de ataque e comprometimento que já vão auxiliar na proteção da sua empresa. Como são fatores que variam, é possível pensar em diversos formatos para cada negócio.
Quais os principais indicadores de comprometimento?
De tráfego de entrada e saída
Olhar para tráfego de rede de entrada e de saída. Entrada é menos útil porque é mais complicado de ser controlado, porém há uma tendência de o tráfego de saída para a rede não variar tanto, seguindo um perfil dentro do esperado. Se em um dia o volume de tráfego de saída é muito diferente, isso já gera um indicador. E o mais legal é que é possível fazer isso de forma automática. E adicionando inteligência nisso, como machine learning e análise de conexão a IPs de baixa reputação, já é possível identificar um comprometimento na rede.
Contas privilegiadas
Contas privilegiadas têm uma rotina bem definida, como de administrador. Em geral, a pessoa não usa essas contas em todas as tarefas do dia a dia. O mesmo acontece com contas de serviço, que em geral é específica para serviços. Qualquer anomalia em contas privilegiadas deve ser identificada. Por exemplo, um login feito em uma máquina diferente.
Irregularidades geográficas
Esse é mais um indicador que varia muito de negócio para negócio. Imagine que um negócio só tem clientes no Brasil. É mais difícil que exista um alto tráfego para outras localidades, pode ser um indicador de ataque. Especialmente se isso acontece com redes estratégicas ou específicas.
Volume de leituras em um banco de dados
Quantidade de leituras em um banco de dados: é possível identificar se um dado está sendo pesquisado de forma incomum, como um pedido de leitura em uma tabela inteira de dados.
Tamanho de respostas HTML
Respostas que está sendo utilizadas com muita frequência quando a normalidade é haver poucas requisições. Isso também vale para arquivos: em geral é incomum que muitas pessoas estejam trabalhando no mesmo arquivo. Caso isso esteja acontecendo, pode ser um identificador de comprometimento.
Unir mais de um indicador auxilia na gestão
Um dos fatores que ajuda na identificação tanto do ataque quanto do comprometimento é a inteligência agregada a eles. Em geral, utilizar apenas um indicador pode acabar retornando em falsos positivos, o que é ruim para a segurança.
Ao combinar mais de um, é possível ter uma precisão maior. Acontece que fazer isso de forma manual ou sem amplo conhecimento técnico é muito difícil. A não ser que sua empresa conte com um serviço integrado capaz de associar indicadores e entregar um bom relatório.
Hoje já é possível associar isso tudo com machine learning e ter uma resposta imediata a esses indicadores. A inteligência faz tudo por você.
Solução de segurança para negócios
O StyxGuard é capaz de gerar e relacionar indicadores de segurança, reduzindo o tempo de resposta a incidentes e tornando sua empresa mais segura logo no primeiro uso. Isso porque a solução faz uma varredura de todos os IPs e entende vulnerabilidades, associando as demandas do seu negócio.
O StyxGuard não é um firewall ou um antivírus. É uma plataforma completa de segurança, capaz de entregar um relatório preciso do que fazer para proteger o lucro da sua empresa.
Quer saber mais sobre indicadores de comprometimento? Escute o episódio sobre o assunto no Apocalipse Hacker.
Conheça a oferta do StyxGuard e proteja seu negócio.

Ouça agora o nosso PodCast sobre Indicadores de Ataque e Comprometimento. Clique Aqui.

Faça parte da nossa comunidade do WhatsApp e fique por dentro de mais notícias e artigos relacionados a cibersegurança. Clique aqui