Novo ransonware é ameaça de segurança a sistemas Linux
- Avantsec Segurança
- 20 de mar. de 2023
- 3 min de leitura

Com uma fama de ser menos suscetível a ataques cibernéticos, o sistema Linux é uma escolha frequente por profissionais de tecnologia, tido como impenetrável por invasores. Essa reputação vem mudando - e não é culpa do sistema operacional. Recentemente o grupo criminoso responsável pela criação do ransomware IceFire colocou as máquinas em Linux como alvo.
Isso prova que na segurança da informação não há solução definitiva. Por isso não é possível perder tempo na constante atualização da sua inteligência. Essa é a única forma de se manter protegido o tempo todo.
Linux não é o único alvo
Crackers, como são chamados hackers com intenções criminosas, têm como principal tarefa a busca por vulnerabilidades. Isso pode vir por diferentes sistemas operacionais e aplicações. O mesmo grupo recentemente teve sucesso ao explorar uma falha em um software da IBM, uma das maiores corporações de tecnologia do mundo.
O nível de sofisticação dos ciberataques cresce. Nesses casos, ao encontrar uma falha de segurança, os criminosos realizam a invasão e criptografam dados. A partir daí é exigido uma espécie de resgate para que as informações sejam descriptografadas e a empresa volte a ter poder sobre elas.
Inteligência em ataques e velocidade na defesa
Os cibercriminosos estão cada vez mais inteligentes. Com tecnologia e um grande volume de dados em mãos, em geral os ataques são silenciosos, para evitar que os proprietários das redes identifiquem e reajam a tempo.
No caso dos ataques virtuais ao Linux, a prática inclui evitar caminhos que comprometam o funcionamento de todo o sistema, garantindo que a invasão passe despercebida. Ao notar-se o ataque, muitas vezes já é tarde para evitar danos maiores.
O que pode evitar esse tipo de situação é ter inteligência em segurança para se prevenir de qualquer tentativa de invasão. Isso acontece a partir de um mapeamento das vulnerabilidades com base em estudos constantes nas principais ameaças do mundo e na realidade do seu sistema.
O problema é que é impossível se proteger sozinho estando a frente de um negócio. Sua empresa é alvo constante de ameaças. É preciso ter um parceiro capaz de trabalhar em tempo integral pela proteção das suas redes sem interferir nas operações do negócio.

Visibilidade para se proteger de crimes virtuais
Uma boa estratégia de segurança dá visibilidade para a tomada de decisões. E isso não é possível apenas com antivírus e firewalls. É preciso ir além. E o StyxGuard é uma ótima opção de solução completa, não se limitando a varreduras de ambientes.
O StyxGuard é um portal completo de segurança, capaz de se adaptar perfeitamente às suas necessidades.
Além de uma varredura em todos os IPs, o StyxGuard retorna um relatório poderoso. A partir dele, é possível ver quais os itens mais críticos e categorizar com base nas prioridades do seu negócio. Em um uso intuitivo, você enxerga quais os setores mais comprometidos e de onde vêm os ataques.
Foco no usuário contra ciberataques
Independente do sistema operacional, o usuário é sempre alvo de criminosos em busca de brechas na segurança de redes. O StyxGuard á uma visão completa do comportamento do usuário no ambiente, facilitando a identificação de anomalias e oferecendo um menor tempo de reação a incidentes.
Além disso, o StyxGuard é totalmente customizável, tendo ofertas que se enquadram no orçamento de negócios com faturamentos menores até grandes empresas. A solução não tem pré-requisitos e funciona a partir de um appliance, o que garante que nem mesmo um computador dedicado à varredura é necessário para se ter inteligência em segurança.
O efeito é imediato. Conheça o StyxGuard e descubra qual oferta mais se encaixa ao seu negócio.