O que a guerra da Ucrânia pode ensinar sobre cibersegurança
- Avantsec Segurança
- 3 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jun. de 2024

Nesse mês, um grupo hacker pró-Ucrânia reivindicou autoria de um ataque cibernético em uma operadora de telecomunicações russa. A invasão aconteceu a partir de um DDoS na rede da JSC Infotel.
Não é a primeira vez que ambientes digitais são utilizados na guerra no leste europeu. Ainda em 2023, hackers russos realizaram ataques de ransonware contra regiões de conflito na Ucrânia.
Uma nova dimensão de segurança
Os ataques cibernéticos na guerra revelam ainda mais a realidade global em que o ambiente digital é uma dimensão a ser protegida por países. Associada à terra, águas e ar, as redes configuram uma dimensão que não pode estar frágil.
A partir de uma invasão criminosa ou organizada por grupos militares, é possível desestabilizar serviços essenciais e provocar verdadeiros colapsos nacionais. Ao pensar que a sociedade está cada vez mais conectada, um ataque cibernético pode atingir mais pessoas que armas de fogo.
Hoje, especialistas já usam o termo guerra cibernética para definir ataques que não dependem de espaços físicos para acontecer. Inclusive, os atacantes podem estar em qualquer local do mundo, longe da zona conflituosa, para atuar.

O que a guerra cibernética tem a ver com o seu negócio?
Se países inteiros se mobilizam para proteger suas fronteiras digitais, é importante que negócios estejam atentos para ficar longe de ataques cibernéticos. Inclusive porque, em meio a uma realidade globalizada, atacantes de outros países podem usar redes corporativas para realizar ou apoiar invasões. Basta que uma brecha seja encontrada.
Não é preciso estar em guerra nem ter operações de grande porte para ser visado por hackers. Uma vulnerabilidade pode colocar em risco o lucro do negócio e até levar uma empresa à falência, incluindo sanções da LGDP em caso de vazamento de dados.
Porém, para se proteger de ataques cibernéticos não é preciso contar com uma tropa. Uma única solução já pode oferecer inteligência de ameaças para blindar seu negócio mesmo sem maturidade em tecnologia ou máquinas disponíveis para rodar softwares. O StyxGuard é o parceiro ideal para auxiliar empresas de todos os tamanhos.
Isso porque a solução tem tecnologia exclusiva capaz de funcionar a partir de máquinas virtuais e emite relatórios detalhados e fáceis de entender mesmo por equipes não técnicas. O StyxGuard mostra exatamente o que fazer em cada caso para blindar os ambientes e evitar problemas com ataques cibernéticos.
Com o StyxGuard você tem:
Visibilidade de todo o ambiente, incluindo dispositivos e diferentes IPs;
Detecção comportamentos suspeitos e ação rápida contra invasões;
Indicadores de comprometimento e ataque para um tempo de resposta reduzido;
Maior controle das informações do seu negócio;
Inteligência contra os principais ataques cibernéticos do mundo;
Uma única plataforma com todas as informações e um relatório detalhado, sem perder tempo com diversas soluções.
Conheça o StyxGuard e proteja o seu negócio contra o crescimento de ataques cibernéticos.

Faça parte da nossa comunidade do WhatsApp e fique por dentro de mais notícias e artigos relacionados a cibersegurança.