top of page

OAB sofre ataque virtual e tem serviços indisponíveis



Aconteceu no penúltimo final de semana (26), uma invasão cibernética criminosa nos ambientes de rede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre os serviços indisponibilizados estavam o Cadastro Nacional da Advocacia (CNA) — sistema de consulta dos cadastros dos advogados — e os prazos relativos a processos eletrônicos que tramitam no Conselho Federal.


A própria entidade informou que não houve identificação de vazamento de dados. Essa, porém, não é a primeira vez que o judiciário é alvo dos cibercriminosos. Em 2020, Superior Tribunal de Justiça sofreu um grande vazamento de dados, o que levou à paralisação da corte.


Perigos da invasão ao sistema jurídico

O compartilhamento de informações processuais na nuvem traz grandes benefícios para o judiciário. Nesse modelo de trabalho, é possível que profissionais consigam acessar e consultar diferentes ações com maior praticidade. A digitalização, porém, demanda uma atenção maior do ponto de vista de segurança.


A perda de informações por parte do judiciário pode ter danos irreparáveis para a sociedade, especialmente no caso de investigações em andamento ou com conteúdo em sigilo. Porém, se engana quem acha que apenas instituições de grande visibilidade social estão na mira dos cibercriminosos.


Além disso, um ataque virtual pode indisponibilizar serviços essenciais para o cidadão, além de paralisar o funcionamento de côrtes. Foi exatamente o que acontece com a invasão criminosa da OAB na semana passada.


2023: todo ambiente é alvo de cibercriminosos

O que um cibercriminoso busca nem sempre é notoriedade ou impacto social na sua ação criminosa. Muitas vezes, o cracker está em busca de brechas e vulnerabilidades, mesmo que contidas em ambientes de empresas menores e sem tanta visibilidade.


Isso acontece porque dados pessoais são a principal moeda do crime virtual atualmente. Essas informações têm grande valor na darkweb, em fóruns ilegais, independente de sua origem. E apesar da grande profissionalização por parte dos criminosos, até mesmo script kiddies, programadores amadores com intenções maliciosas, são capazes de se aproveitar de brechas em redes.


Detecção rápida pode proteger o seu negócio

Os ciberataques tendem a ser mais bem sucedidos quando são mais silenciosos. Isso faz com que a empresa atacada só perceba o dano da invasão depois de terminada a ação. Em segurança da informação, um fator importante são soluções que reduzam o tempo de resposta.


E o caminho para ter uma detecção rápida e reduzir qualquer dano causado à rede é visibilidade. Enxergando todas as vulnerabilidades e o comportamento dos seus usuário é possível identificar qualquer anomalia e reagir imediatamente.





StyxGuard: proteção digital para negócios

O StyxGuard é o parceiro de segurança ideal para o seu negócio, por usar uma tecnologia própria, capaz de enxergar todas as brechas nas superfícies de ataque: dos computadores às câmeras conectadas à internet.


O que o StyxGuard pode fazer por você:

  • Uma varredura completa, incluindo todos os IPs e gadgets conectados à rede;

  • Emissão de relatórios com tarefas detalhadas para cada vulnerabilidade, para que você saiba exatamente o que fazer com cada brecha identificada;

  • Categorização de vulnerabilidades, auxiliando na tomada de decisão;

  • Análise do comportamento do usuário, protegendo seu negócio até dos ataques mais sofisticados.


StyxGuard: tecnologia completa com opção modular


O StyxGuard é modular, com pacotes que se encaixam em diferentes necessidades. Conheça um pouco mais e utilize apenas o que faz sentido na realidade da sua empresa.


Visite o site do StyxGuard e saiba mais sobre a solução.







bottom of page