As Duas Responsabilidades
- Avantsec Segurança
- 28 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

Olá, eu gostaria de falar com o responsável pela empresa! É você?
Você já parou para refletir sobre essa pergunta? Você realmente se considera responsável pela sua empresa? O que essa responsabilidade significa no contexto cibernético?
Bem-vindos novamente, caros leitores! Como de costume, aguardo seus comentários com dúvidas, traumas e ressentimentos.
No idioma inglês, existem duas palavras, "responsibility" e "accountability", que são traduzidas para uma única palavra em português: responsabilidade. Isso apresenta um desafio para determinar suas diferenças, que parecem sutis, mas são de crucial distinção conceitual.
Quando falamos de "responsibility", normalmente nos referimos a quem tem o dever de realizar algo. Isso é bem diferente de ser responsabilizado por aquilo. Aqui reside a sutileza.
Por exemplo, eu deleguei a gestão de TI da minha empresa a um profissional. No entanto, se eu perceber que as decisões tomadas estão levando a problemas significativos, quem será o mais afetado?
O profissional, talvez temporário, ou o proprietário que confiou cegamente a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso da empresa? Aí está a diferença.
O proprietário tem a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso, mesmo que tenha delegado atividades. A pessoa que recebeu a incumbência de executar uma tarefa não é responsabilizada pelo resultado final; essa responsabilidade recai sobre quem demandou a tarefa. Percebem a tênue diferença?
Mas o que isso tem a ver com o dia a dia das empresas de TI? Tem a ver com o fato de que você, empresário, é sempre o "culpado", por assim dizer, pelo sucesso ou fracasso da sua empresa, mesmo ao delegar tarefas a outros.
Portanto, cabe a você, empresário, ser diligente e garantir que o fracasso não o surpreenda, sem perceber que VOCÊ é o "accountable" — o responsável — pela sua TI e empresa. Não ignore esse fato; você tem o poder de tomar as decisões certas ou erradas, independentemente de ter delegado responsabilidades.
Isso me faz lembrar da analogia do omelete com presunto, onde a galinha é a responsável por fornecer o ovo, enquanto o porco é o responsável por fornecer a carne. Obviamente as responsabilidades são de diferentes proporções e consequências.
Não seja negligente com a sua segurança cibernética, afinal, você é "accountable" por ela!
Quer receber uma amostra gratuita sobre a sua exposição digital? Basta solicitar em: https://www.styxguard.com/empresa-protegida
Autor: Rodrigo Vilanova (Vila)