Ciberataques aumentam 31% em um ano. Saiba o que fazer.
- Avantsec Segurança
- 27 de jun. de 2023
- 3 min de leitura

O que mudou na sua vida profissional em um ano? Você já fez esse tipo de comparativo para avaliar os caminhos que está seguindo no seu negócio? Essa é uma forma interessante de mensurar o que precisa ser revisto ou confirmado nas estratégias de crescimento ano a ano.
Na área da cibersegurança, existem várias formas de analisar métricas e comparar a evolução ano a ano. E um fator que sempre cresce em comparação ao período anterior é o crescimento de ataques cibernéticos em todo o mundo.
De acordo com levantamento da Fast Facts, o primeiro trimestre de 2023 fechou com mais de 43 bilhões de ameaças cibernéticas detectadas em todo o mundo. Em comparação a março do ano passado, o crescimento foi de 12%. E o que o seu negócio tem a ver com isso?
Muito mais ameaças contra o seu patrimônio
Ao contrário de crimes contra o patrimônio em ambiente físico, em ciberataques, a ameaça pode vir de qualquer lugar do mundo. Estando conectado a uma rede, qualquer dispositivo já pode apresentar vulnerabilidades. Por isso, é importante considerar um movimento mundial.
Em outras palavras, por mais que sua empresa esteja em um prédio seguro, em bairro com baixíssima violência, os riscos de sofrer um crime crescem a cada ano se não houver nenhuma estratégia de proteção cibernética.
Com o aumento do cibercrime no mundo, sua empresa aqui no Brasil também está mais exposta. Os atacantes estão cada vez mais bem preparados e com novas soluções para driblar uma segurança que não invista também em inteligência.
Quem está mais vulnerável a ataques cibernéticos?
O maior alvo de cibercriminosos em todo o mundo segue sendo o setor bancário com 1.580 ataques em março, seguido pela indústria e varejo, com 1.207 e 1.043 ataques. São setores que atacam diretamente a economia das regiões, envolvendo diferentes negócios. Do comércio a prestadores de serviço: todos acabam vulneráveis a ataques.
E um dos principais vetores de ataques cibernéticos contra empresas segue sendo o e-mail. Em geral, o código malicioso vem como anexo em mensagens, muitas vezes em formato executável. Ao todo, esse tipo de arquivo representa mais de 200 mil registros em todo mundo, seguindo arquivos de texto, como .docx.
Esses dados mostrar a importância de proteger o usuário dentro da sua empresa, com campanhas de educação e especialmente maior visibilidade para brechas e vulnerabilidades no seu ambiente.

O que fazer para se proteger?
No começo desse texto, perguntamos como você costuma avaliar o último ano do seu negócio. O que foi feito para melhorar a segurança cibernética na sua empresa e evitar o prejuízo com ciberataques?
Manter um negócio seguro em meio à crescente de ameaças digitais não é fácil, principalmente se você não utilizar as ferramentas corretas para blindar a sua empresa. Em geral, as soluções são onerosas ou precisam de um conhecimento técnico elevado, o que praticamente inviabiliza sua operação por empresas sem alta maturidade em tecnologia.
Por isso, o StyxGuard é a melhor solução de segurança para quem quer manter o negócio protegido contra ataques sem gastar recursos e nem tempo para isso. A plataforma é a única no país que fornece tanta visibilidade por planos que começam em R$ 30 por mês.
Com o StyxGuard você tem:
Visibilidade de todo o ambiente, incluindo dispositivos e diferentes IPs;
Detecção comportamentos suspeitos e ação rápida contra invasões;
Indicadores de comprometimento e ataque para um tempo de resposta reduzido;
Maior controle das informações do seu negócio;
Inteligência contra os principais ataques cibernéticos do mundo;
Uma única plataforma com todas as informações e um relatório detalhado, sem perder tempo com diversas soluções.
Conheça o StyxGuard e proteja o seu negócio contra o crescimento de ataques cibernéticos. Agende já uma varredura.

Faça parte da nossa comunidade do WhatsApp e fique por dentro de mais notícias e artigos relacionados a cibersegurança.