top of page

O que esperar da cibersegurança em 2023?



Com o final do primeiro mês do ano, se acirram as projeções do que esperar para 2023, e não é diferente com o setor de cibersegurança e proteção para sistemas e ambientes de rede. O que podemos esperar para esse mercado em constante crescimento e cada vez mais necessário?


Mais investimento e mais espaço para ameaças

Ao que tudo indica, 2023 terá um investimento ainda maior em cibersegurança. De acordo com levantamento da Global Digital Trust Insights Survey, 8 a cada 10 empresas pretendem investir mais na segurança cibernética. Esse é um movimento esperado e que sinaliza que negócios que não se protegerem podem acabar perdendo espaço no mercado.


Um desses motivos são as novas regulamentações, como a LGPD, que preveem multas para vazamento ou mau uso de dados pessoais de clientes e parceiros. Além dos custos do incidente, uma penalidade pode colocar em risco as operações de um negócio. Em vigor desde agosto de 2020, a LGPD já é difundida no mercado e conhecida pelos consumidores. Não investir em segurança é também estar sujeito a infrações.


Porém, além do investimento em soluções e na aplicação de novas normas, a quantidade de ameaças vêm se multiplicando, e estar desprotegido ao lado de outros players seguros aumenta a probabilidade de se tornar vítima. O volume de tentativas de golpes e da modernização por parte de criminosos não vai diminuir. Ao contrário, a expectativa é de aumento.


Evolução também nos ataques cibernéticos

2023 também promete ser um ano de novos desafios no combate aos crimes virtuais e invasões a ambientes de rede. Saiba o que esperar de ameaças cibernéticas para o ano que está começando:


DDoS mais agressivos


DDoS são um dos tipos de ataque mais comuns no mundo. Com o avanço da capacidade computacional e de tecnologias, os atacantes também dispõe de ferramentas para fazer o ataque de negação de serviço. O que muda é que o impacto pode ser maior devido à maior oferta de serviços digitais. Um ataque bem sucedido no setor de educação, saúde ou finanças pode acabar afetando um volume alto de pessoas.


Ataques de engenharia social mais sofisticados


Os ataques que usam engenharia social também devem evoluir em 2023. Com o uso de redes sociais e até a possibilidade de usar geolocalização para phishing, é preciso ter ainda mais atenção contra esse tipo de estratégia dos criminosos. A expectativa é que as ameaças sejam mais segmentadas, o que pode aumentar sua eficácia. Ter menos vulnerabilidade ajuda contra esse tipo de ataque.


Ataques direcionados a IoT e dispositivos móveis


A quantidade de dispositivos conectados a rede aumenta a cada dia. Além de computadores e celulares, é cada vez mais comum que empresas e residências contem como lâmpadas, tomadas e até eletrodomésticos ligados à rede. Isso aumenta a superfície de ataque e também pode resultar em mais vulnerabilidades aos serviços do negócio. Vale lembrar que não é um problema estar cada vez mais conectado. É preciso apenas ter um plano de ação para proteger cada um dos dispositivos da sua rede, seja um computador ou não.


Mais soluções no mercado


Com o aumento dos ataques, é de se esperar que também aumenta a quantidade de soluções e ferramentas disponíveis no mercado. Essa é uma boa notícia para empresas que desejam se proteger em 2023. Porém, é preciso atenção. Uma maior oferta de serviços não significa uma melhor oferta para quem precisa se proteger. Nem todas as ferramentas disponíveis podem atender às suas necessidades. Com ataques mais sofisticados, é hora de investir em soluções de alto nível de inteligência.




Uma ferramenta preparada para novos desafios




O trabalho de segurança cibernética é ingrato: é preciso se atualizar diariamente e uma simples vulnerabilidade pode afetar todo o desenvolvimento. Não há espaço para pontos cegos. Por isso, a melhor indicação é ter um parceiro experiente no setor, capaz de entregar uma solução completa e altamente atualizada. Nem sempre entregar relatórios e dados é fornecer inteligência em segurança.


O StyxGuard possibilita um retorno alto na proteção do seu negócio com investimentos que começam com R$ 99 por mês. Isso acontece a partir de uma tecnologia de ponta capaz de realizar varredura de superfície de ataque sem dedicação de uma equipe de TI ou de máquinas. Seu negócio pode continuar operando enquanto o StyxGuard emite um relatório preciso com um plano de ação imediato para proteger sua empresa.


O resultado é uma empresa mais segura em poucos dias. A aplicação pode ser feita de forma virtual e um dos maiores diferenciais do StyxGuard é a inteligência em segurança da solução. Desenvolvida por um grupo de profissionais com mais de duas décadas de experiência no mercado, é a melhor forma de se ter segurança de alto nível por um preço que cabe no orçamento do seu negócio.


Conheça o StyxGuard. Solicite uma demonstração.




bottom of page