top of page

Falha em atualização de software pode ser responsável por queda de aeronave na Austrália


ree

Um dos fatores primordiais na segurança cibernética está em manter softwares e demais serviços conectados em rede com sua atualização mais recente disponível. Essa é uma forma de evitar bugs e principalmente corrigir vulnerabilidades antes de um ataque cibernético e evitar danos. E esses danos podem ser de todo tamanho, chegando, inclusive, a acidentes de proporções perigosas.


É o que se investiga em um recente acidente envolvendo as forças armadas australianas. Militares informaram de maneira anônima que a atualização de software das aeronaves não vinha sendo feita da maneira correta. E uma possível invasão cibernética pode estar por trás de uma falha mecânica no funcionamento dos helicópteros.


O erro de software que causou um incidente aéreo


A falha está relacionada ao chamado "hot start" da aeronave, que é o que ocorre caso o motor seja desligado e reativado em um intervalo mais curto do que o necessário. Esse procedimento pode levar à pane da aeronave.


Especialistas afirmam que a prática de segurança em helicópteros é que o motor seja ligado no início de uma missão e desligado apenas em seu final, mesmo que sejam realizados pousos e decolagens durante o processo. A atualização de software garantia que o piloto não conseguisse realizar o "hot start" mesmo com uma tentativa mecânica.


Esse ponto cego no software pode ter acontecido por uma invasão cibernética que desativou essa funcionalidade. O que se sabe até o momento vem de depoimentos que informam que menos de 10 helicópteros de toda a frota - que conta com aproximadamente 50 aeronaves - foram atualizados.


Os riscos de não atualizar softwares


A segurança cibernética funciona como um ser vivo. Não existe uma solução definitiva para proteger suas redes. Isso porque as ameaças se atualizam em tempo real, gerando novos desafios para proteger negócios e pessoas em ambientes virtuais.


Quando você escolhe não atualizar o software - de qualquer natureza, desde e-mails até sistemas operacionais - você pode estar permitindo que uma brecha de segurança se mantenha em suas máquinas. Atualmente, é importante manter atualizados os sistemas até dos dispositivos inteligentes, como lâmpadas, tomadas e eletrodomésticos.


Cada atualização costuma vir com correções que deixam o seu uso mais seguro.



ree

Como se manter seguro sempre contra ataques cibernéticos


O que torna um sistema mais seguro é a visibilidade que se tem para reduzir o tempo de resposta a qualquer incidente. Isso pode ser feito de muitas maneiras: algumas delas custam muito caro e são desenhadas para empresas e pessoas com baixo conhecimento técnico. Outras, opensource, chegam a ser gratuitas, mas demandam uma operação extremamente minuciosa para extrair informações relevantes. Uma única solução oferece o melhor dos dois mundos: o StyxGuard.


O StyxGuard é uma solução de segurança capaz de se atualizar a todo momento e oferecer visibilidade de todos os ambientes para o seu negócio. Além disso, a tecnologia realiza uma varredura em todos os IPs escolhidos por você e identifica qualquer vulnerabilidade, dando o passo a passo de como corrigir possíveis falhas.


Os maiores diferenciais do StyxGuard são a dispensa de conhecimento técnico em tecnologia. Não é preciso ter um time especializado em segurança para utilizar e entender o funcionamento do sistema. Por outro lado, o StyxGuard protege a sua empresa com planos que começam em R$ 30.


Saiba mais sobre o StyxGuard, participe da nossa comunidade do Whatsapp. Clique aqui


Conheça a solução e mantenha-se seguro. Agende já uma varredura no seu ambiente.







bottom of page